Arduino

É uma placa eletrônica de hardware livre que permite integrar sensores e componentes eletrônicos e programá-los para criar protótipos simples. A ideia dos seus inventores era criar algo acessível para as pessoas e que fosse baseado em 3 pilares: acessibilidade; facilidade; e funcionalidade. Com o tempo, graças ao crescimento da internet, o arduino ganhou muita popularidade com a divulgação de conhecimento em massa entre a comunidade.

No mercado, existem diversos sensores com um preço relativamente acessível que facilmente se integram com o arduino através da montagem de circuitos eletrônicos simples, possibilitando assim a criação de diversos projetos. A programação geralmente é feita por meio de um ambiente de texto conhecido como Arduino IDE. Nele, você programa o arduino utilizando a linguagem de programação do arduino baseada em C/C++. Após codificar, a IDE irá converter a linguagem de programação escrita pelo programador para a linguagem computacional binária e sinalizará ao arduino que ele deve executar os comandos solicitados.

O arduino pode ser utilizado para criar diversos protótipos que atendam a necessidade das pessoas e integram diversas áreas de atuação. Como exemplo, podemos citar uma mini estação meteorológica de baixo custo que realiza o monitoramento dos dados climáticos em propriedades rurais. Outro exemplo é um abastecedor de ração para animais que controla a quantidade e o horário que ela será disponibilizada ao animal de forma automática.