Impressora 3d

O conceito de impressão 3D é a confecção de materiais 3D com fabricação aditiva por camadas. Ou seja, ao contrário de outros métodos de fabricação como fresas CNC (Comando Numérico Computadorizado) onde é retirado material para o objeto tomar forma, a impressão 3d deposita o material, o que evita desgastes e torna a tecnologia muito mais eficiente.

Tipos de impressoras 3D

Existem muitos modelos de impressoras 3d, para diferentes tamanhos, diferentes materiais e diferentes formas de fabricação. Entre tantos modelos de impressão 3d estão: FDM (Modelagem de Deposição Fundida), SLA (Estereolitografia), DLP (Processo de luz digital), SLS (Sinterização seletiva a laser), DMLS (Sinterização a laser de metal direto), SLM (derretimento seletivo a laser), EBM (Derretimento de feixe de elétrons), MJF (Multi Jet Fusion), PolyJet.

         Novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas que se baseiam no conceito de impressão 3d, como a empresa Mighty Buildings que está criando casas em até 24 horas. Ou então, tecnologias para impressão de órgãos! Alguns testes em animais tiveram sucesso e demonstram que o princípio é promissor. Para saber mais a respeito, clique aqui.

Agora vamos ver um pouco sobre os dois tipos de impressão 3D mais acessíveis, FMD e SLA.

FMD SLA

É a tecnologia de impressão 3D mais acessível de todas e com mais popularidade no mercado, provavelmente a impressora 3D que você já viu é com essa tecnologia. Derrete o filamento no extrusor e deposita o material em cima da mesa que também é aquecida. Encontram-se impressoras e filamentos a baixo custo, que auxiliam na expansão da cultura maker. A impressora mais vendida e com mais material a respeito é a Creality Ender 3 que no Brasil pode ser adquirida na faixa de R$ 2000,00.

É o processo de impressão 3D industrial original. As impressoras SLA se destacam na produção de peças com altos níveis de detalhes, acabamentos suaves na superfície e tolerâncias rigorosas. É amplamente utilizado na indústria médica e aplicações comuns como modelos anatômicos.

Essa tecnologia forma peças plásticas, curando uma resina termoendurecível líquida com um laser UV, o laser percorre a resina, aplicando calor em pontos determinados pelo arquivo de impressão. Nos pontos onde o laser atinge a resina, há um endurecimento do material, que começa a assumir as formas desejadas. Esse processo é realizado de camada por camada, até que o objeto esteja corretamente impresso. À medida que as peças são construídas, elas exigem estruturas de suporte que são removidas quando a construção é concluída.

Normalmente, impressões desse tipo geram objetos que precisam de um acabamento. É comum ser necessário a exposição a calor em fornos para enrijecer mais a resina e a necessidade de cortar as pontinhas geradas pelo movimento do laser.

Embora seja reconhecido como um dos melhores métodos de impressão tridimensional, em virtude da qualidade do produto, esse tipo de tecnologia exige mais atenção, já que há a necessidade de cuidados pós-impressão com os objetos e sem um espaço adequado é fácil ocorrer a desorganização do espaço e a sujeira. Outro fator limitante é que impressos via estereolitografia costumam ser mais frágeis.

Tipos de Filamentos para impressão FMD

Os filamentos mais comuns e utilizados são o PLA, ABS e PETG. Mas existem diversos tipos de filamentos, desde flexíveis e transparentes a filamentos feitos com grafeno que possuem super resistência ou até mesmo filamentos condutivos.

PLA ABS PETG

O PLA é um termoplástico biodegradável de origem natural e de fontes renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar. Na impressão 3D o PLA ganhou um lugar de destaque pelas boas características de impressão. As principais são:

  • Fácil de imprimir e pode ser usado em qualquer impressora, seja aberta ou fechada, com ou sem mesa aquecida;
  • Boa aderência na mesa de impressão;
  • Baixíssima contração;
  • Elevada dureza superficial;
  • Alta qualidade visual na impressão;
  • Peças com brilho;
  • Ótima adesão entre camadas.

É indicado para produção de peças que exijam maior resistência ao impacto e alta temperatura, além de peças que necessitem de certa flexibilidade para encaixes. Deve-se tomar cuidado ao fato de que durante a impressão o ABS emite gases que podem ser prejudiciais à saúde.

Após ser impresso, o objeto produzido em ABS pode ser lixado ou usinado com facilidade. Somado a isso, quando mergulhado em acetona ou colocado em contato com vapor de acetona, sua superfície é alisada oferecendo um bom acabamento superficial. A acetona, assim como a cola epóxi e adesivos, pode unir peças produzidas em ABS.

Suas principais características são:

  • Boa rigidez e leve flexibilidade
  • Ótima resistência ao impacto
  • Bom acabamento superficial.
  • Boa fluidez
  • Baixa precisão dimensional
  • Boa resistência ao atrito
  • Ótima resistência à altas temperaturas
  • Boa resistência à umidade
  • Boa usinabilidade
  • Boa durabilidade
  • Baixa resistência à UV
  • Temperatura de transição vítrea 105 °C

Por ser um material muito resistente, o PETG é a escolha perfeita para quando é necessário imprimir peças que precisam absorver impactos. Como o PLA, este filamento pode ser usado em impressoras abertas ou fechadas, além de não emitir gases tóxicos, nem rachar com facilidade. Basicamente, este material reúne ótimas características do PLA e do ABS, tornando o seu uso em impressoras 3D particularmente especial. Outro detalhe importante é que, considerado Food-Safe, o PETG é o mais indicado para aplicações na gastronomia e confeitaria.