Quem Somos

O PIPA IFmakeRS surge de uma articulação de diversas iniciativas e áreas no IFRS, campus Bento Gonçalves, como uma proposta interdisciplinar que articula ações de ensino, pesquisa e extensão, utilizando a cultura maker como fio condutor, seja em termos de princípios metodológicos ou estratégias de ação. A escolha do nome do projeto reflete a discussão e a pluralidade do grupo e da proposta.

O termo “pipa” faz uma referência direta à cultura local. Pipa é a nomenclatura comumente utilizada pelos moradores da região para descrever um barril ou barrica de madeira, usadas para elaboração e armazenamento do vinho. Além de ser um produto intimamente ligado à região e à imigração italiana, o vinho constitui atualmente um importante arranjo produtivo local, que liga produtores, indústria, turismo e diversos serviços. A pipa também é usada como símbolo de Bento Gonçalves, conhecida como a “capital do vinho”.

Ao mesmo tempo, PIPA é um acrônimo de termos que sistematizam os pilares do espaço maker proposto, representando princípios e também as linhas de ação, que são:

Pesquisar: Pesquisar, criar e imaginar representa o estímulo à criatividade e à geração de ideias;

Inovar: Inovar é conectar conhecimento; representa a interdisciplinaridade da proposta e a base em pesquisa e conhecimentos;

Prototipar: Prototipar, ideação, compartilhar, representa o aprender fazendo (learning by doing), a importância dos projetos e do realizar em parceria, compartilhando experiências e feedback;

Aprender: Aprender conhecimentos, habilidades e atitudes, faz referência não só a técnicas ou tecnologias, mas ao aprender O processo e COM o processo.

Os quatro pilares são sistematizados em uma espiral de inovação, como pode ser visto na figura a seguir, que representa o eixo metodológico das atividades do PIPA IFmakeRS, a “espiral pipa”. A abordagem está alinhada com a literatura a respeito do movimento maker, fablab e aprendizagem criativa (FABLAB RECIFE, 2020; PINTO, TEIXEIRA, 2017; RESNICK, 2020).

A sugestão de incorporar a componente IFmakeRS ao nome do projeto justifica-se por fazer alusão explícita à essência da proposta e, assim, ao edital IFMakeRS, ao mesmo tempo em que reforça a identidade da instituição IFRS. Também optou-se pela ênfase ao termo makers .A inclusão do “s” indica a pluralidade da iniciativa; também no inglês o termo makers é usado para designar os “fazedores”, o que indica a importância e centralidade das pessoas no processo. Para termos uma instituição MAKER é necessário valorizar as pessoas, os “partícipes que fazem” (por isso, makers) a instituição, sejam estudantes, professores, técnicos ou comunidade. Acreditamos que um espaço maker vai muito além das máquinas e equipamentos, e são as pessoas, suas iniciativas e motivação que o diferenciam de um laboratório comum e são a chave para seu sucesso.

Laboratório IFmakeRS

O Bloco de Convivência Acadêmica está dividido em dois pavimentos com área total construída de 1.180,00 m². No primeiro pavimento estão os espaços para todos os Diretório Acadêmicos, Grêmio Estudantil, Diretório Central do Estudantes, Cooperativa Escola, Cantina e Enfermagem, além de uma galeria central de 106 m² para convivência de estudantes. No pavimento superior está localizada a Coordenadoria de Registros Acadêmicos, as Coordenações de Cursos Superiores, as Diretorias de Pesquisa e de Extensão, a Coordenação de Assuntos Estudantis e o espaço que será destinado a esse projeto.

O projeto PIPA IFmakeRS será instalado no pavimento superior do Bloco de Convivência Acadêmica, numa área de 50 m² dividida em dois ambientes. Um desses ambientes é o espaço de produção e coworking, de 25 m², no qual estará alocado a maioria dos equipamentos que serão adquiridos por meio deste projeto, tais como impressoras e scanner 3D, kit robótica Lego e Arduino, ferramentas, cortadora laser CNC, televisão e outros equipamentos disponíveis no campus, tais como lousa interativa. O segundo espaço, em sala anexa de 25 m², será um ambiente para o esboço de projetos, estudos e reuniões com notebooks e quadro branco onde os usuários poderão desenvolver seus projetos computacionais, realizar estudos e reuniões. Pretende-se com a integração destes dois espaços formar um ambiente positivamente diferenciado para o alcance dos objetivos deste projeto. Além disso, vale lembrar que o campus Bento Gonçalves conta com alguns Laboratórios Didáticos, tais como de Física, Microbiologia, Enologia, entre outros, que, pontualmente poderão dar suporte para o desenvolvimento das ações do PIPA IFmakeRS.

A imagem acima apresenta a planta baixa do segundo pavimento com destaque para os dois ambientes que serão destinados ao PIPA IFmakeRS.

Destaca-se que o referido laboratório será instalado na edificação mais nova do campus, inaugurado em 2016, com excelente iluminação natural e que atende todas as normas técnicas de rede elétrica, de acessibilidade e de acesso a Internet (disponibilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com um link dedicado de 100 Mbps). O espaço já existe, possui o mobiliário, mas carece de máquinas e equipamentos específicos, sendo que, o espaço principal é vitrinado (glass wall) configurando-se como um ambiente convidativo e ao alcance visual de todos que por lá circulam. As imagens a seguir mostram o projeto arquitetônico do espaço principal do PIPA IFmakeRS com a mobília e os equipamentos pretendidos.

Time Pipa IFmakeRS

Atualmente o Laboratório conta com uma equipe interdisciplinar que conta com professores, gestores, bolsistas e estagiários.

Equipe Gestora

Delair Bavaresco

IFRS – Bento Gonçalves – Matemática 

Doutor em Educação (UNISINOS)

Área de atuação: Ensino de Matemática.

http://lattes.cnpq.br/6843833171870634

Diego Lieban

IFRS Bento Gonçalves – Matemática

Doutor em Educação STEAM

Área de atuação: Tecnologias em Educação Matemática

http://lattes.cnpq.br/6054242490862673

Isadora Finoketti Malicheski MSc.

IFRS Bento Gonçalves – Arquitetura

Mestra em Arquitetura (UFRGS)

Área de atuação: Arquitetura, Desenho CAD

http://lattes.cnpq.br/4313000412750530

Leonardo Cury da Silva DSc.

IFRS Bento Gonçalves – Viticultura

Doutor em Fitotecnia (UFRGS)

Área de atuação: Produção Vegetal, Vitivinicultura

http://lattes.cnpq.br/6342635971417929 

Luciana Pereira Bernd DSc.

IFRS Campus Bento Gonçalves – Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Portaria 053/2020)

Doutora em Ciência de Alimentos

Área de atuação: Alimentos

http://lattes.cnpq.br/4423205387090810 

Tiago Belmonte Nascimento (TAE) Msc.

IFRS Bento Gonçalves – Física/Laboratórios

Mestre em Engenharia Elétrica (UNIPAMPA)

Área de atuação: Ensino de Física

http://lattes.cnpq.br/3966101909841102 

Ronaldo Serpa da Rosa

IFRS Bento Gonçalves – Informática

Mestre em Computação Aplicada

Área de atuação: desenvolvimento de sistemas, Engenharia de software

http://lattes.cnpq.br/6054242490862673

Shana Sabbado Flores DSc.

IFRS Campus Bento Gonçalves – Coord. PPG Viticultura e Enologia (Portaria 671/2020)

Doutora em Geografia

Área de atuação: Gestão e negócios

http://lattes.cnpq.br/4390859529892584

Thiago Grassel dos Reis (TAE)

IFRS Bento Gonçalves – Administração

Especialista em Gestão Empresarial

Área de atuação: Administração

http://lattes.cnpq.br/7195650394954784

Discentes

Cristian Doring Molon

IFRS Bento Gonçalves – Matemática

Licenciatura em Matemática

http://lattes.cnpq.br/6054242490862673

Fabian Loti

IFRS Bento Gonçalves – Matemática

Licenciatura em Matemática

http://lattes.cnpq.br/6054242490862673