Cultura Maker

O que é a cultura Maker?

A Cultura Maker é um movimento derivado do do “Do it yourself”, ou em tradução para o português, “Faça você mesmo”. Esse movimento incentiva as pessoas a criarem, por meio de ferramentas físicas e digitais, soluções para problemas do cotidiano. E na década de 60, teve seu surgimento inspirado na Cultura Punk, onde os músicos e seus fãs não seguiam regras e faziam suas próprias produções artísticas. Em 2005, Dale Dougherty,  criou em 2005 a revista “Make” e foi responsável por popularizar o termo “make”, do português, “fazer” e “maker”, que podemos traduzir como “fazedor” ou “criador”.

Em 2006, nos EUA, Dale Dougherty, organizou a primeira feira maker, a “Maker Faire”, o que deu força para o movimento Maker pois reuniu fazedores de diversos lugares e mostrou uma forma nova de produzir e de empreender. Durante os anos, as feiras makers tornaram-se mais frequentes, em 2017, ocorreram cerca de 190 “Maker Faires” pelo mundo. Já em 2018, o Brasil recebeu a primeira Maker Faire latino americana que ocorreu no Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre a feira maker no Brasil, acesse o site


Para entender um pouco sobre os princípios da Cultura Maker, o Marcelo Tás, resume nesse vídeo, que podemos imaginar que ela é uma mesa, onde os seus quatro pés são os pilares. Esses pilares são: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade.

Criatividade

Todos nós somos seres criativos, mas esse pilar vai além de ter somente uma ideia, mas sim colocar a “mão na massa” e construir alguma coisa.

Colaboração

O trabalho em equipe é fundamental na Cultura Maker, pois ao compartilhar uma ideia aprendemos e ainda damos a possibilidades de novas ideias surgirem, que é o conceito de Open Source.

Sustentabilidade

Na hora de colocar a “mão na massa” é importante termos uma organização para não desperdiçarmos recursos materiais e nem mão de obra. Nesse sentido, a prototipagem é uma importante aliada da Cultura Maker, pois ao criar um objeto físico ou virtual, ela quem vai simular a ideia para podermos concluir se é executável ou precisa de ajustes.

Escabilidade

Na Cultura Maker, o individualismo não tem espaço, precisamos compartilhar as nossas ideias com as pessoas e disponibilizar o que criamos para ser usado por qualquer pessoa.

Mas e como eu faço para colocar a “mão na massa”?

Na Cultura Maker existem os Makerspaces, ou em português, espaços makers. Esses são lugares, ou laboratórios, onde as pessoas vão para construírem coisas. Geralmente, esses espaços contam com diversas ferramentas manuais, kits de robótica, CNC a Laser e Impressora 3D. Nesses espaços, ocorrem diferentes tipos de modelagens 2D e 3D e para isso utilizamos algumas tecnologias como: Arduino, CNC, Impressora 3d, Caneta 3d